Os Exames Nacionais de Geografia de 2019 e a sua capacidade de avaliar o Pensamento Espacial
Resumo
Sendo o desenvolvimento do pensamento espacial (spatial thinking) um dos objetivos primordiais da Educação Geográfica, importa analisar como os exames nacionais de Geografia em Portugal são capazes de avaliar este objetivo central da Educação Geográfica. Analisamos todas as questões dos três exames de Geografia do ano de 2019 e classificamos essas questões usando a taxonomia Spatial Thinking de Jo e Bednarz (2009). Chegamos à conclusão que nos exames de Geografia de 2019 a maioria as questões avaliam o pensamento espacial num nível muito baixo. As questões que exigem um pensamento espacial de nível médio são praticamente nulas e existem poucas questões que avaliam o spatial thinking no nível mais elevado da taxonomia. Deste modo, os resultados da nossa pesquisa estão na mesma linha dos resultados de outros autores que defendem que os exames nacionais de Geografia de ensino secundário têm que ser repensados bem como o currículo deste nível de ensino no que diz respeito à disciplina de Geografia A.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).