Brasil e Portugal
similitudes e diferenças entre sete livros didáticos de Geografia produzidos no contexto dos Estados Novos (1930-1945)
Resumo
Nossa investigação buscou averiguar as proximidades e distanciamentos entre os regimes autoritários e o discurso no Ensino de Geografia, a partir da análise de livros didáticos voltados ao ensino secundário dessa disciplina escolar. Os Estados Novos português e brasileiro foram por nós considerados como variantes fascistas a partir de suas proximidades e diferenças em relação à Itália e à Alemanha, dois estados em que o fascismo foi mais claramente evidenciado na política, na economia, nas políticas públicas voltadas à escolarização e à educação nacional. Neste texto, apresentamos sob a perspectiva comparada e recorrendo a elementos da Análise do Discurso, algumas características gerais de sete livros didáticos de Geografia produzidos entre 1930 e 1945. Estes são alguns resultados de nossa pesquisa de pós-doutorado, realizado na Universidade de São Paulo (USP), em 2020-2021.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).