O Pensamento crítico enquanto abordagem educativa no contexto de ensino-aprendizagem em Geografia C
Resumo
O presente artigo consiste numa síntese de um relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, que teve como principal objetivo desenvolver estratégias para a promoção do pensamento crítico dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem em Geografia e avaliar qual o seu nível de pensamento crítico. Para a sua concretização foi estruturado um programa de intervenção, com uma amostra de 14 participantes, numa turma de 12º ano de escolaridade da disciplina de Geografia C, com a qual se desenvolveu a prática letiva.
Para a avaliação do nível de pensamento crítico dos alunos realizou-se, como pré teste, o Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X). Em seguida, com a finalidade de promover as capacidades de pensamento crítico nos alunos foram concebidas doze atividades, em conformidade com o programa de Geografia C, aprendizagens essenciais e com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Estas atividades foram planificadas com recurso a metodologias promotoras de pensamento critico fundamentadas na revisão de literatura, adaptadas para o contexto da prática pedagógica. Para melhor caracterizar a amostra, foi realizado um questionário adaptado do PISA identificando aspetos como o desempenho académico, contexto socioeconómico e familiar, recursos tecnológicos e interesse pela leitura. A última etapa da investigação tinha por objetivo avaliar o nível de pensamento crítico dos alunos no final do ano letivo e correlacionar os resultados com o pré-teste constatando se as atividades desenvolvidas produziram ou não efeitos favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. A pandemia por Covid-19 inviabilizou a aplicação do pós-teste e a conclusão do estudo. Não obstante, o estudo realizado forneceu elementos para uma reflexão sobre a imprescindibilidade do desenvolvimento das capacidades promotoras de pensamento crítico, nas práticas letivas em Geografia.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).