O som das imagens no ensino e aprendizagem de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico
Resumo
O valor da utilização de imagens em sala de aula é reconhecido por todos os professores. De facto, se a audição e a visão são dois sentidos fundamentais para a aprendizagem, então uma imagem pode constituir um instrumento apelativo de emoções que conduzem à leitura e questionamento, sempre em função da experiência de cada um. Para além da observação direta, uma imagem constitui, talvez, a melhor aproximação ao real. Estas considerações ganham ainda mais relevo quando falamos em educação geográfica, uma vez que, tratando-se de uma área do saber que versa a compreensão do espaço geográfico, então a imagem afigura-se como um recurso fundamental para a redução da subjetividade do discurso. A procura dessa aproximação ao real, impõe considerar a associação de outros sentidos, nomeadamente a audição, para que o ouvido acrescente mais autenticidade à interpretação. Assim, numa perspetiva de inclusão no ensino e educação geográfica, interrogamo-nos sobre o efeito que a associação do som às imagens pode ter na aprendizagem de turmas regulares e de ensino bilingue, mais concretamente: qual a influência do som na interpretação de uma imagem no ensino-aprendizagem dos conteúdos de Geografia do ensino básico? O objetivo principal consistiu, portanto, em compreender até que ponto o som influencia a interpretação de uma imagem relativamente a um determinado tema abordado na sala de aula. Para concretizar este estudo recorreu-se a uma amostra de turmas de 7.º e 8.º ano, sendo duas delas de ensino bilíngue da Escola Básica Eugénio de Andrade. Aplicou-se um conjunto de quatro exercícios, alternando a presença de imagem e som, no sentido de avaliar o efeito que estas estratégias e recursos têm na aprendizagem dos alunos. Concluímos que os alunos consideram a incorporação do som nas imagens como uma mais-valia, pois ajuda-os na interpretação da informação e desperta nestes uma maior motivação, proporcionando, assim, um melhor contexto para a aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).