Didática da geografia: experiência docente na graduação em geografia da Ufopa, Amazônia oriental–Brasil
Resumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência na docência no curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no período de 2017 a 2019, na disciplina Didática da Geografia como campo do conhecimento que possibilita a reflexão sobre a formação teórico-prática do professor, considerando as principais linguagens utilizadas no ensino de geografia que instrumentalizam o fazer pedagógico. A disciplina foi ofertada nas turmas GEO-2016, GEO-2017 e GEO-2018 e foi dividida em três momentos: 1) As dimensões da didática e as tendências pedagógicas: selecionados textos para discussões teórica-conceituais sobre didática e ensino de geografia, desenvolvidas de forma discutida e dialogada no espaço da universidade; 2) A didática e o processo constitutivo da docência: realizadas orientações individuais e construção de um plano de aula modelo com o uso de livros didáticos atuais para seleção de conteúdos geográficos, como uma estratégia de preparação para apresentação das aulas didáticas voltadas para a educação básica; 3) Avaliação da aprendizagem e a prática docente: avaliação das apresentações das aulas didáticas individuais e a prática dos professores em formação inicial. Portanto, a disciplina Didática da Geografia contribui com a formação à docência, cuja perspectiva e o desafio é de um ensino de geografia amazônico que leve em consideração as territorialidades e espacialidades dos povos, populações e comunidades tradicionais amazônicas: Terras-Águas-Florestas-Cidades.
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