Propostas de materiais didáticos para o ensino do tema Amazônia
uma revisão bibliográfica
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma revisão teórica conceitual sobre o tema “Amazônia” nos livros didáticos escolares. Objetiva apresentar possíveis propostas de ensino, por meio de sequências didáticas, para se trabalhar com o tema “Amazônia” em sala de aula, partindo do livro escolar como elemento inicial. Para realização da pesquisa, inicialmente, procurou-se fazer levantamento bibliográfico de como é discutido o tema nos livros didáticos de Geografia e dos artigos que diz respeito à importância do livro didático para o ensino desta disciplina. Em seguida, buscou-se compreender os critérios de análise dos documentos educacionais dos PCN, Introdução e Geografia, e da Base Nacional Comum Curricular que regulam o ensino e a aprendizagem do país, trazendo uma reflexão histórico-critica sobre as relações educacionais com o sistema de competências e habilidades que propõem estes documentos. Fundamenta-se, desta forma, nas contribuições teóricas de Amin (2015); Gabrelon (2013); Sene (2013) e outros autores que refletem sobre o ensino da Geografia, Brasil (1998;1998-a;2003;2018), no que se refere aos documentos educacionais do Brasil e Silva (2016); Antunes (2009) e Vigotski (2009) que embasam o campo crítico entre as relações de ensino e aprendizagem bem como as relações históricas entre as relações de trabalho e educação.
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