Os roteiros literários como metodologia de ensino-aprendizagem
Resumo
Camilo Castelo Branco, personalidade marcante da literatura portuguesa do século XIX é leitura recomendada no 11ºano de escolaridade. É um homem do Porto – embora aqui não tenha nascido - cidade que acolhe a experiência educativa que aqui apresentamos. Neste artigo procuramos refletir sobre a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade, utilizando o texto literário como fonte de informação para o conhecimento do território. Persegue-se o objetivo central de promover a aprendizagem no ensino secundário através da motivação para a leitura e interpretação textual e da exploração do espaço, resultando numa proposta de roteiros para saídas de estudo na cidade do Porto apoiada em excertos de textos produzidos pelo autor.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).