Construção dos Ethè em discursos políticos em Portugal e no Brasil: um estudo comparativo
Resumo
A noção de ethos foi abordada por Aristóteles nos seus estudos retóricos e, desde então, vários teóricos recuperaram o conceito nos seus estudos linguístico-textuais e discursivos. Ducrot abordou a noção de ethos a propósito da distinção entre locutores λ e L. Maingueneau associa o ethos ao estatuto do locutor e ao processo de legitimação daquilo que diz. Charaudeau relaciona também o ethos com o locutor, interligando-o às representações sociais, morais e ideológicas deste. Esta contribuição, que corresponde a um recorte da tese de doutoramento, pretende identificar osethè construídos em mensagens políticas de final de ano de estadistas de Portugal e do Brasil de 2011 e 2012 e analisar a sua materialidade linguístico-textual. Para atingir este objetivo, realizou-se uma análise linguística centrada nos atos de discurso, nas marcas de Responsabilidade Enunciativa (Adam, 2008) e nas estruturas léxico-textuais utilizadas. Os resultados preliminares indicam a existência de ethè específicos a cada estadista, bem como de ethè comuns, os quais apresentam similitudes e diferenças relativamente à materialização linguística. Em face destes resultados, coloca-se a hipótese das diferenças, quer dos ethè, quer da materialidade, se deverem a questões culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A REDIS: Revista de Estudos do Discurso utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Ao submeter o manuscrito, autores cedem à Revista REDIS: Revista de Estudos do Discurso o direito exclusivo de gestão do texto durante o processo editorial.
Ao ser publicado, os autores mantêm os direitos autorais dos textos, podendo utilizá-los conforme as normativas da licença CC BY-NC 4.0, que permite a reprodução integral dos textos em diferente media - incluindo em repositórios institucionais, em livros e outros -, desde que garantida a identificação da publicação original na Revista REDIS: Revista de Estudos do Discurso.
A REDIS incentiva autores a incluir textos de sua autoria em variadas plataformas académicas.

