A (improvável) criação de uma mapoteca escolar
Resumo
Este texto visa dar a conhecer uma metodologia de trabalho idealizada no sentido de
recuperar, catalogar e divulgar o acervo cartográfico da Escola Básica e Secundária Rodrigues
de Freitas (EBSRF), e das restantes escolas que fazem parte do Agrupamento que a instituição
coordena, bem como partilhar as experiências (mais ou menos bem sucedidas) que tiveram
lugar ao longo de dois anos para construir a “Mapoteca Rodrigues de Freitas”. A perseverança
e o improviso foram a base deste projeto porque tudo era novo e muitos dos problemas com
que nos deparamos eram impossíveis de prever. Da mesma forma os materiais catalogáveis foram-
se descobrindo e, dessa forma, abrindo novas frentes de trabalho e variando as temáticas
desta mapoteca que aos poucos também foi ganhando contornos de fototeca, mediateca… Em
suma, um projeto desafiante e com um rumo que se continua a construir.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

