O Vintismo, as Cortes de Lisboa e a Independência do Brasil

Liberal Revolution of 1820, Lisbon Courts, and Brazil’s Independence

Autores

Resumo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o contexto e as bases que relacionam a atividade parlamentar das Cortes lisboetas (1821-1822) e a independência política do Brasil (1822). Buscamos neste trabalho não apenas nos deter nos embates entre representantes de ambos os lados do até então Império Luso-Brasileiro, mas refletir sobre os fundamentos teóricos, conceituais e contextuais que compuseram o quadro sociopolítico de inícios da década de 1820. Entendemos que os acontecimentos do período elencado - Revolução Liberal do Porto, retorno de D. João VI a Portugal, Cortes de Lisboa e a independência do Brasil – são fruto de um processo de aprofundamento conceitual e de experiências sociopolíticas.

Palavras-chave: Independência do Brasil. Revolução Liberal do Porto. Cortes de Lisboa. Constitucionalismo. Pensamento político luso-brasileiro.

 

Biografia Autor

Jônatas Roque Mendes Gomes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em História (2015) e Mestrado em História Social (2017) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, Pensamento Político Luso-Brasileiro e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político e social, constitucionalismo(liberal) no século XIX, conceitos políticos ibero-americanos, formação dos Estados Ibero-americanos, escrita da história e circulação cultural e de ideias. Integra o Grupo de Pesquisa História, Poder e Ideias Políticas (UERJ), o Laboratório Cidade e Poder (UFF) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Eulália & Bárbara (UFF).

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

Gomes, J. R. M. (2023). O Vintismo, as Cortes de Lisboa e a Independência do Brasil: Liberal Revolution of 1820, Lisbon Courts, and Brazil’s Independence. História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 12(2). Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/12190