O Vintismo, as Cortes de Lisboa e a Independência do Brasil
Liberal Revolution of 1820, Lisbon Courts, and Brazil’s Independence
Resumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o contexto e as bases que relacionam a atividade parlamentar das Cortes lisboetas (1821-1822) e a independência política do Brasil (1822). Buscamos neste trabalho não apenas nos deter nos embates entre representantes de ambos os lados do até então Império Luso-Brasileiro, mas refletir sobre os fundamentos teóricos, conceituais e contextuais que compuseram o quadro sociopolítico de inícios da década de 1820. Entendemos que os acontecimentos do período elencado - Revolução Liberal do Porto, retorno de D. João VI a Portugal, Cortes de Lisboa e a independência do Brasil – são fruto de um processo de aprofundamento conceitual e de experiências sociopolíticas.
Palavras-chave: Independência do Brasil. Revolução Liberal do Porto. Cortes de Lisboa. Constitucionalismo. Pensamento político luso-brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 História: revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores cedem à Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - História o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
Não são cobradas taxas (APC's) nem de submissão, nem de publicação dos artigos.