O Cipriano Barata e Frei Caneca no Correio do Rio de Janeiro (1823): a disseminação do republicanismo cívico na Corte
Cipriano Barata and Frei Caneca in Correio do Rio de Janeiro (1823): the dissemination of civic republicanism in the Court
Resumo
Com base na noção de modernidade do espaço público, de exílio liberal e experiência hispanoamericana, o artigo trata das transcrições de publicações de Cipriano Barata e de Frei Caneca no Correio do Rio de Janeiro em 1823, quando João Soares Lisboa, seu redator, estava na prisão, acusado de “conluio republicano”. Elas discutiam as virtudes cívicas, a moral do Imperador e a idealização do que ele denominava governo “Monarco-Democrático” e disseminaram, na Corte, centro dirigente do Império, um projeto de Brasil que combatia a Câmara Alta e defendia a autonomia provincial em um arranjo federal, com ampla participação cidadã no governo, formação de milícias e restrição dos poderes do monarca.
Palavras-chave: Confederação do Equador; Imprensa; Independência do Brasil; Liberalismo; República
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 História: revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores cedem à Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - História o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
Não são cobradas taxas (APC's) nem de submissão, nem de publicação dos artigos.