A Manifestação da Alteridade no Discurso Colonialista Português e no Ensino Liceal (1954-1974)

Autores

  • Sandro Motta Campos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a manifestação da alteridade dentro do discursocolonialista português através de uma perspectiva mais problematizada e teórica. Além dopensamento colonialista geral, será analisada de forma mais particular a manifestação daalteridade no universo do ensino liceal. Para isso serão objetos de análise os novos programascurriculares para o ensino liceal de 1954 e manuais escolares publicados após essa data até aqueda do Estado Novo. Aqui, o discurso de manutenção do império português será analisadoatravés de uma ótica de dominação, porém, não se restringirá apenas a isso. Apesar de legitimaruma relação de dominação, ele se relaciona diretamente com a construção de uma visão demundo, identidades e memória. Será através dessa perspectiva que serão analisadas asdinâmicas da alteridade no discurso colonialista e na escola do Estado Novo.

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Publicado

2013-06-11

Como Citar

Campos, S. M. (2013). A Manifestação da Alteridade no Discurso Colonialista Português e no Ensino Liceal (1954-1974). História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 3. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1225

Edição

Secção

Artigos