Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)

Autores

  • Ana Isabel Moreira
  • Pedro Duarte ESE-P.Porto

Resumo

Este artigo surge como mais um contributo para o debate sobre o papel do ensino da História na construção de uma sociedade cada vez mais complexa. Assim, focado na realidade educativa portuguesa, assenta num estudo de caso que envolveu 44 alunos que, no ano letivo 2022/23, frequentaram o Ensino Básico (4.º e 6.º anos) numa instituição privada do distrito do Porto. A sua participação ganhou forma de narrativa histórica sobre a Revolução do 25 de abril de 1974. Analisados os relatos individuais, percebe-se que a cidadania democrática interiorizada pelos jovens participantes assenta na ideia maior, feliz, de liberdade recuperada, ao mesmo tempo que se enforma numa certa simbologia cristalizada.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Moreira, A. I., & Duarte, P. (2024). Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974). História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 13(2). Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13405