O Conselho Revolucionário de Moradores do Porto: apontamento cronológico sobre o nascimento, apogeu e refluxo do movimento de moradores (1974-1976)

Autores

  • Bruno Madeira

Resumo

Com a Revolução de 25 de abril de 1974, assinalaram-se notáveis alterações ao nível do sistema político, da propriedade, das condições de trabalho, da saúde, da educação, da cultura e da habitação. No Porto, um dos principais problemas que afetava as classes populares era o da habitação. Amontoados em “ilhas”, “colmeias” ou “subalugas” e sem condições de higiene, conforto ou privacidade, os moradores pobres da cidade mobilizaram-se e lançaram-se à conquista do direito à habitação e à cidade. Uma das expressões dessa organização popular foi o Conselho Revolucionário de Moradores do Porto, organismo coordenador das várias comissões de moradores da cidade, cuja história aqui trataremos.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Madeira, B. (2025). O Conselho Revolucionário de Moradores do Porto: apontamento cronológico sobre o nascimento, apogeu e refluxo do movimento de moradores (1974-1976). História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 14(2). Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/14407