O Conselho Revolucionário de Moradores do Porto: apontamento cronológico sobre o nascimento, apogeu e refluxo do movimento de moradores (1974-1976)
Resumo
Com a Revolução de 25 de abril de 1974, assinalaram-se notáveis alterações ao nível do sistema político, da propriedade, das condições de trabalho, da saúde, da educação, da cultura e da habitação. No Porto, um dos principais problemas que afetava as classes populares era o da habitação. Amontoados em “ilhas”, “colmeias” ou “subalugas” e sem condições de higiene, conforto ou privacidade, os moradores pobres da cidade mobilizaram-se e lançaram-se à conquista do direito à habitação e à cidade. Uma das expressões dessa organização popular foi o Conselho Revolucionário de Moradores do Porto, organismo coordenador das várias comissões de moradores da cidade, cuja história aqui trataremos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 História: revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores cedem à Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - História o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
Não são cobradas taxas (APC's) nem de submissão, nem de publicação dos artigos.