De Espanha ao México. A passagem de refugiados por Portugal no contexto da Guerra Civil de Espanha: o caso de Mateos Tuñón Albertos
Resumo
Este artigo analisa a presença de refugiados em Portugal no contexto da guerra civil de Espanha e da instauração do regime franquista, facilitada pela proximidade geográfica. Receoso do contacto com o exterior, o regime salazarista desenvolveu uma repressão dirigida estes refugiados, considerados indesejáveis, procurando impedir que estes se estabelecessem definitivamente no país. Aborda-se o caso de Mateos Tuñón Albertos, chegado ao país depois da guerra civil, que exemplifica a realidade vivida por muitos refugiados, experienciando as dificuldades que se lhes colocaram para sobreviver e sair do país com destino ao México.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores cedem à Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - História o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.
Não são cobradas taxas (APC's) nem de submissão, nem de publicação dos artigos.