Chamada de artigos 2023 2.º Semestre

HISTÓRIA – REVISTA DA FLUP - NÚMERO 13 – 2º SEMESTRE, IV SÉRIE, 2023

Dossiê temático: “O Ensino de História: temas, debates e combates”

Data limite de submissão de propostas: 30 de junho de 2023

Coordenação do dossiê temático: Cláudia Pinto Ribeiro, Helena Vieira, Pedro Teixeira Pereira

A revista admite ainda artigos para as secções Outros Estudos e Recensões críticas.

A revista aceita a publicação nas seguintes línguas: Português, Espanhol, Francês e Inglês.

            Poder-se-ia dizer que nunca, como agora, o ensino da História assumiu um papel tão importante nos debates sobre o lugar que a Escola ocupa na construção de uma sociedade que, não sendo melhor que as anteriores, pelo menos consiga responder de forma competente e pronta aos desafios que lhe são lançados: alterações climáticas, clivagens e fricções entre grupos sociais, migrações voluntárias e forçadas, ascensão e/ou afirmação de extremismos políticos, exercício de cidadania responsável… São tantos os desafios e as questões candentes (ou socialmente vivas, para utilizar o feliz conceito proposto por Alain Legardez e Laurence Simoneaux, 2006) que se afiguram como prioritários na agenda da Escola, na qual, a maior parte das vezes, a História é convidada a entrar na discussão, mais como responsável pelo “produto” do que fundamental em todo o “processo”.

            Retomando a afirmação que iniciou o parágrafo anterior, estaríamos enganados se considerássemos que a importância do ensino da História é uma tendência recente (ou apenas uma tendência). O facto de os historiadores da educação – e não só – raramente serem convidados a pertencer aos grupos decisores das políticas públicas sobre o que se ensina e como se ensina História não significa que a sua ausência não seja sentida por quem se apercebe que “[t]udo são evidências nos textos e nos debates, nas políticas e nas reformas educativas. Ninguém tem dúvidas”. E António Nóvoa é bastante claro quando afirma isto, no seu Evidentemente. Histórias da Educação (2005).

            Excluídos, portanto, de outros palcos, a HISTÓRIA – REVISTA DA FLUP constitui um espaço privilegiado para reunir os contributos dos autores que queiram concorrer para a organização de um dossiê em torno do tema “O Ensino de História: temas, debates e combates”. Assim, convidam-se todos os interessados a apresentarem propostas de artigos que abranjam qualquer cronologia e/ou geografia. O objetivo é, precisamente, apresentar ao leitor um conjunto variado de artigos que, lidos no seu conjunto, ofereçam uma perspetiva diversificada sobre o ensino da História, a investigação e as experiências dentro e fora da sala de aula, os usos e abusos cometidos com/pela História, os manuais escolares e os currículos, a formação de professores, com particular destaque para a área disciplinar em apreço. A intersecção dos vários contributos produzirá, certamente, novos sentidos e significados sobre o que podemos e devemos esperar da História enquanto disciplina escolar, mas também como área de saber que atua na esfera pública e que é constantemente chamada a “prestar contas”.

Instruções para submissão de artigos