A MEDIAÇÃO SOB O OLHAR DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM PORTUGAL E NO BRASIL

Autores

Resumo

Resumo: A mediação exercida pelos profissionais da informação parece assumir um papel decisivo na apropriação da informação. Daí que, enquanto conceito operatório da Ciência da Informação (CI), a mediação seja objeto de investigação. Este trabalho tem como objetivos conhecer e mapear o interesse que a CI tem mostrado pelo tema e confirmar a sua importância, através de uma análise qualitativa e quantitativa da produção científica dos últimos dez anos, em Portugal e no Brasil. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura e um estudo de caso de caráter analítico e exploratório, com levantamento de dados entre 2007 e 2017. Os resultados mostram uma diferença acentuada entre países, sendo que o Brasil lidera os estudos na área, sobretudo entre 2011 e 2014. Conclui-se que o conceito é relevante na CI e que é alvo da atenção de encontros científicos e de periódicos de relevo académico.

Palavras-chave: Ciência da Informação; Brasil; Mediação; Portugal

Biografia Autor

Leonor Calvão Borges, Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras / CIC.Digital-Porto

Leonor Calvão Borges (Lisboa, 1963) é arquivista, desempenhando atualmente funções na área da documentação legislativa e parlamentar da Assembleia da República.

É atualmente doutoranda em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em Paleografia e Diplomática (1996) e pós graduada em Ciências Documentais – opção Arquivo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1989). Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1985).

Arquivista desde 1987, desempenhou funções na Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Português do Património Arquitetónico e na Assembleia da República. 

É investigadora colaboradora do CIC-Digital Porto/CITCEM

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Borges, L. C., Almeida, P. de, Freitas, C. V. de, & Cardoso, S. (2018). A MEDIAÇÃO SOB O OLHAR DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM PORTUGAL E NO BRASIL. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 17–32. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/5022

Edição

Secção

Artigos