O poder do discurso: emoções no quadro de uma consulta referendária
Resumo
As emoções permeiam a atividade argumentativa, suscitando nos últimos anos renovado interesse por parte das modernas teorias da argumentação. Destacaremos algumas estratégias de “patemização” (Charaudeau, 2000; Plantin, 2000, 2002, 2011; Micheli, 2007, 2008a, 2008b, 2010) delineadas com vista a agir sobre um Outro; nesta dimensão discursiva de um FAZER FAZER, interessa-nos descrever os modos de semiotização das emoções, assinalando ainda que as emoções são elas próprias constituídas em objetos de discurso e passíveis de serem argumentadas. A partir de exemplos de um corpus de textos de opinião publicados na imprensa antes de uma consulta referendária, a qual potenciou momentos fortemente agónicos, dar-se-á particular enfoque às dimensões enunciativo-pragmática e configuracional dos discursos, salientando a estruturação argumentativa e o modo como as emoções são mobilizadas, convocando outras vozes e outros discursos no exercício da influência através da palavra.
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