O thymos segundo o Liceu Feminino do Porto (1917-1927)

Luís Grosso Correia

Resumo


O presente texto insere-se num processo de reflexão que temos vindo a desenvolver sabre a cultura organizacional e a construção de identidades de escolas liceais.  A construção da identidade de uma escola e um processo continuo, multidimensional e sistémico realizado dia-a-dia desde o curricula oculto ate ao Regulamento Interno, passando pelas imposições jurídico-legais,  pela distribuição e organização das tarefas escolares .... Nesta linha de análise, mais intensa e profunda, a identificação de uma escola não poderá ser estudada a partir da clássica  abordagem dos domínios pedagógico e escolar. Há, assim, que analisar o domínio profissional  nas suas especificidades contextuais, designadamente a nível das atitudes,  representações e comportamentos dos professores que, em determinadas conjunturas politico-educativos mar cantes da vida da escola, em particular, e do pais, em geral, tiveram a tendência para revestir a escola de um determinado valor e exigir o reconhecimento  desse valor.


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