Tipos de agir em contextos profissionais : uma abordagem empírica
Resumo
Esta contribuição visa, num primeiro momento, descrever aspectos multimodais de produções linguageiras desenvolvidas em contextos profissionais; em segundo, demonstrar que alguns desses elementos plurissemióticos (que retratam o papel das instâncias agentivas) são coibidos pelas atividades sociais, ou mesmo pelo tipo de agir associado. A nossa reflexão baseia-se, fundamentalmente, nas contribuições teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo que considera, a partir de uma abordagem descendente de análise, que as unidades textuais infra-ordenadas são condicionadas pelas atividades sociais/gêneros (Bronckart, 2003, 2008b) a que estão interligadas. Contudo, por trabalharmos com textos multimodais, os estudos efetuados por Kress & Van Leeuwen relativos à gramática do design visual (Kress & Van Leeuwen, 2006) também serão de extrema relevância. O corpus é constituído de textos publicitários produzidos por instituições portuguesas com ou sem fins lucrativos, durante o ano de 2008. As análises efetuadas permitiram-nos confirmar a hipótese de que a reconfiguração actancial das instâncias agentivas pode ser atestada no universo textual e varia em função do tipo de agir/da atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A REDIS: Revista de Estudos do Discurso utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Ao submeter o manuscrito, autores cedem à Revista REDIS: Revista de Estudos do Discurso o direito exclusivo de gestão do texto durante o processo editorial.
Ao ser publicado, os autores mantêm os direitos autorais dos textos, podendo utilizá-los conforme as normativas da licença CC BY-NC 4.0, que permite a reprodução integral dos textos em diferente media - incluindo em repositórios institucionais, em livros e outros -, desde que garantida a identificação da publicação original na Revista REDIS: Revista de Estudos do Discurso.
A REDIS incentiva autores a incluir textos de sua autoria em variadas plataformas académicas.

