Racismo, ressentimento e resistência: o baile de Vinicius Junior sobre o recalque espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21833958/red12a1

Palavras-chave:

Função Enunciativa, Poder, Resistência, Ressentimento, Recalque

Resumo

Neste trabalho, propomo-nos analisar as práticas discursivas de exclusão racial em relação ao sujeito atleta negro brasileiro Vinicius Junior no futebol europeu. Realizaremos análises a fim de verificar a presença das regularidades discursivas de animalização, desumanização e desmoralização dos sujeitos excluídos. Além disso, analisaremos a materialização das emoções nos enunciados que compõem os discursos de ressentimento e recalque. Com este estudo, objetivamos contribuir para os estudos discursivos foucaultianos, partindo da explanação da noção de função enunciativa na realização das análises dos discursos racistas, para mostrar que os enunciados sempre apontam para outros que pertencem a uma mesma rede enunciativa. Partiremos do enunciado você tem que respeitar o adversário. Quando você faz um gol, se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão, e deixar de fazer macaquice para realizar as verificações propostas. Para a efetuação das análises, tomaremos, como ferramentas metodológicas, os estudos de Análise do Discurso realizados por Michel Foucault, sobretudo os conceitos de enunciado, poder e resistência.

Biografias Autor

Gustavo Amaral Coimbra, Universidade Federal de Catalão

Mestrando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFCAT) e membro dos grupos de pesquisa (CNPq) TRAMA - Laboratório de Pesquisas e Estudos Discursivos e LEFGO - Laboratório de Estudos Foucaultianos de Goiás. Graduado em Letras-Português (licenciatura) pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), realizou projetos de Iniciação Científica (IC) em literatura ("Lembrares de um professor: azulejo por azulejo" 2018/2019) e Análise do Discurso foucaultiana ("DIÁLOGOS INTERDISCURSIVOS ENTRE DORIVAL CAYMMI E JORGE AMADO: DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA" 2020/2021). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018-2019). Atuou no Programa de Residência Pedagógica (2020 - 2022) e foi professor voluntário no curso Pré-ENEM Paulo Freire, UFG - Regional Catalão (2019 - 2020). Além disso, estagiou pelo Instituto Euvaldo Lodi/ Goiás na condição de professor de apoio na rede municipal de ensino de Catalão.

Kátia Menezes de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Desenvolveu estágio pós-doutoral sobre Dispositivos de segurança e inovação na atualidade: os discursos, os saberes e as relações de poder na produção de subjetividades, com financiamento da Fapeg/Go na Universidade Federal de São Carlos (2014-2015). Atualmente é professora associada e voluntária da Universidade Federal de Goiás, com vínculo de professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. É líder, desde 2003, no Diretório do CNPq, do Grupo Trama: Laboratório de Pesquisas e Estudos Discursivos. Desenvolve, com bolsa PQ do CNPq, o projeto Práticas discursivas e os dispositivos de menoridade na condução das liberdades e das condutas da população (01/03/2021 a 29/02/2024). Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Sua produção acadêmica tem contemplado temas que envolvem questões relacionadas ao discurso, saber e poder, como também as relativas aos dispositivos de poder, ao sujeito, à subjetividade, governamentalidade e às práticas discursivas da atualidade.

Referências

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Publicado

28-09-2023

Como Citar

Coimbra, G. A., & Sousa, K. M. de. (2023). Racismo, ressentimento e resistência: o baile de Vinicius Junior sobre o recalque espanhol. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (12), 15–42. https://doi.org/10.21747/21833958/red12a1