Análise pragmática do comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributo para uma reflexão sobre a profissionalidade docente

Autores

  • Isabel Margarida Duarte Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
  • Sónia Valente Rodrigues Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Resumo

A capacidade de reflexão sobre aspetos da prática letiva é uma das dimensões atualmente valorizadas nos modelos de formação inicial de professores. A eficácia dos meios usados para o seu desenvolvimento nos estudantes é uma questão em aberto. O conhecimento relacionado com o efeito que as ferramentas utilizadas na formação inicial de professores têm na capacidade de reflexão pode ser aprofundado mediante a análise de um dos géneros de texto em que esta se objetiva: o relatório de observação de aulas. Tendo por objeto de estudo a secção do relatório de observação de aulas centrada na elaboração de comentário crítico, a análise visa a descrição linguística e pragmática dos enunciados em que é vazada a reflexão crítica. Os resultados apontam para uma organização discursiva com forte investimento em movimentos de justificação/explicação e de reparação, em conformidade com os princípios de cortesia/delicadeza no discurso (Fonseca 1996), e em estratégias de atenuação de que se revestem os enunciados do segmento discursivo em análise (Briz 2007), nomeadamente os assertivos e apreciativos. Os dados são relevantes para a regulação dos processos de formação conducentes ao desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexão sobre a prática letiva em futuros professores.

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

Duarte, I. M., & Rodrigues, S. V. (2016). Análise pragmática do comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributo para uma reflexão sobre a profissionalidade docente. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (5), 70–92. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2975

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)