Como dá a ficção conta das trocas reais orais?
Resumo
O objetivo deste trabalho é dar conta de como, num conjunto de sete obras de ficção narrativa, consideradas verosímeis quanto ao realismo da linguagem coloquial utilizada, sobretudo nas falas de personagens, mas não só, se trabalha literariamente algumas características dos discursos orais informais. A pesquisa parte do levantamento de dez traços próprios do oral, recolhidos num pequeno corpus em construção, constituído por transcrições ortográficas de produções orais informais, e procura fenómenos homólogos, num conjunto de narrativas portuguesas de teor oralizante. Conclui-se (1) que são necessários mais trabalhos de descrição linguística pragmática do discurso oral, em Português Europeu; (2) que mesmo narrativas que buscam a verosimilhança, introduzindo instruções de orali-zação várias para produzir um “efeito de real”, estão, por questões de legibilidade, afastadas das características do discurso oral real, que não podem por natureza assumir. O que fazem é recriar, estilizando-os, alguns dos traços mais salientes desse discurso que procuram mimetizar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A REDIS: Revista de Estudos do Discurso utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Ao submeter o manuscrito, autores cedem à Revista REDIS: Revista de Estudos do Discurso o direito exclusivo de gestão do texto durante o processo editorial.
Ao ser publicado, os autores mantêm os direitos autorais dos textos, podendo utilizá-los conforme as normativas da licença CC BY-NC 4.0, que permite a reprodução integral dos textos em diferente media - incluindo em repositórios institucionais, em livros e outros -, desde que garantida a identificação da publicação original na Revista REDIS: Revista de Estudos do Discurso.
A REDIS incentiva autores a incluir textos de sua autoria em variadas plataformas académicas.

