Modalisation et distance énonciative dans des rapports d’évaluation d’activités de formation de professeurs

Autores

  • Isabel Margarida Duarte Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP); Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP)
  • Sónia Valente Rodrigues Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP); Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP)

Resumo

A análise de textos autênticos permite aprofundar o conhecimento formal sobre a sua configuração discursiva e a sua circulação comunicativa e social com vista a um aumento da eficácia pragmática. O relatório como género possui um valor social elevado, sendo constante a sua circulação em diversas situações socio-comunicativas de responsabilidade. É requerido como garante de avaliação e de melhoria de funcionamento organizativo e funcional em (quase) todas as áreas. Por isso, a este género textual está vulgarmente associada uma natureza objetiva. No entanto, uma análise mais pormenorizada de relatórios de determinadas áreas profissionais revela o pendor subjetivo deste material textual. O objetivo deste estudo é contribuir para a descrição da configuração discursiva deste género textual, mediante a análise de texto, considerados dois tipos de indicadores: (i) as marcas linguísticas de modalização do discurso; (ii) o posicionamento enunciativo de quem escreve. O corpus é formado pelos relatórios redigidos por formadores de cursos de formação contínua de professores, em 2011, num Centro de Formação de professores. Esta análise contribuirá tanto para a descrição linguística dos relatórios como discurso de avaliação como para a indicação de elementos concretos para uma construção eficaz.

Downloads

Publicado

01-12-2014

Como Citar

Duarte, I. M., & Rodrigues, S. V. (2014). Modalisation et distance énonciative dans des rapports d’évaluation d’activités de formation de professeurs. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (3), 11–30. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3573

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)