Discurso e pré-construídos no periódico brasileiro Em Aberto (1985): modos de funcionar de uma memória discursiva
DOI:
https://doi.org/10.21747/21833958/red11a3Palavras-chave:
Educação, Periódicos, Discurso, MemóriaResumo
O trabalho analisa, nos números 25 a 28 relativos ao quarto volume do periódico bra-sileiro Em Aberto, o interdiscurso presente nos modos de funcionamento da memória discursiva mobilizando discursos em circulação num periódico governamental. Assume-se que, a partir deste volume, publicado em 1985, o periódico concentrou suas temáticas nas questões educacionais pos-tas em debate no processo constituinte que teve como corolário o capítulo da educação da Con-stituição Federal Brasileira de 1988. Assim, o corpus da pesquisa foi constituído por enunciados extraídos dos textos de apresentação de cada número. Mediante estratégias discursivas baseadas em encaixes sintáticos e discurso transverso, os pré-construídos trazem parafrasagens que suavizam a contextualização dos embates, num cuidado próprio das memórias da censura do período da ditadura, ao mesmo tempo em que evidenciam uma ancoragem nas temáticas organizadas pelos educadores brasileiros nas Conferências Brasileiras de Educação.
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