Ideologia e memória na produção de sentidos de criança no discurso de um Projeto Político Pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21833958/red15a10

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Educação Infantil, Filiações de sentido, Famílias parafrásticas, Formação discursiva

Resumo

Com base na Análise do Discurso materialista fundada por Michel Pêcheux, nesta pesquisa qualitativa foi realizado um trabalho analítico-discursivo que implicou dar a ver na materialidade da linguagem o funcionamento do discurso, reconhecendo o modo como dizeres de um Projeto Político Pedagógico (PPP), de uma escola de Educação Infantil situada no litoral norte do Rio Grande do Sul, registram as atuações do social na linguagem em relação à noção de discurso. O PPP, reelaborado no ano de 2019, se constitui em documento no qual circulam sentidos e saberes relacionados à Educação Infantil, docência e criança. Os recortes decorreram de uma estratégia de observação do corpus empírico que considerou o que foi dito em excesso, possibilitando a identificação de regularidades no fio do discurso e a constituição de duas Famílias Parafrásticas (FP): Criança-Projeto e Criança-Potência, inscritas na Formação Discursiva Infância (FDI). Buscou-se compreender processos discursivos, repetições, pré-construídos, elementos que constituem a memória do dizer. A partir das análises, foi possível reconhecer que o discurso do PPP estabelece diferentes relações com o discurso de grupos outros que têm se dedicado a estudar a criança – sociólogos, psicólogos, antropólogos, médicos, juristas, religiosos, educadores, políticos. Assim sendo, foi considerada a relação do que é dito em um discurso com o que é dito em outro, do que derivou a identificação não apenas de que algo fala antes, em outro lugar, independentemente, mas também de relações antagônicas entre diferentes sentidos de criança.

Biografias Autor

Valéria da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2024).

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2003).
Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Silveira, V. da S., & Fiss, D. M. L. (2024). Ideologia e memória na produção de sentidos de criança no discurso de um Projeto Político Pedagógico. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (15), 282–310. https://doi.org/10.21747/21833958/red15a10

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