O quadro hermenêutico: uma categoria para a negociação dos efeitos de sentido na obra Symetrias Dyssonantes, de Luiz Brás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21833958/red15a2

Palavras-chave:

Quadro hermenêutico, Rizoma, Metaficção, Ficção científica, Interdiscurso

Resumo

Neste artigo, temos como tema o estudo da constituição enunciativo-discursiva do quadro hermenêutico em enunciados literários extraídos do livro de contos Symetrias Dyssonantes, de Luiz Brás, através do arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa. O quadro hermenêutico, baseado em Maingueneau (2006), serve como uma categoria que oferece condições para a negociação dos efeitos de sentido em um discurso literário, uma vez que mapeia formações discursivas sem hierarquizá-las. Em nossa pesquisa, temos como objetivo examinar o quadro hermenêutico pelas formações discursivas da Ficção Científica Brasileira (FCB), da Filosofia — especialmente o conceito de rizoma de Deleuze e Guattari (1995) —, e da Metaficção, proposta por Hutcheon (1994). Examinamos a FCB no contexto do século XXI, destacando sua capacidade de especular sobre questões científicas, culturais e sociais, dada a sua natureza especulativa de temas relevantes da contemporaneidade científica. Compreendemos que a noção de rizoma proposta por Deleuze e Guattari (1995) ilumina a compreensão da obra literária como um agenciamento maquínico, caracterizado pela multiplicidade e pela capacidade de reconfiguração contínua. A metaficção, por sua vez, permite uma reflexão sobre a própria natureza da narrativa e a interação entre ficção e realidade, destacando a capacidade da FCB de questionar e expandir as fronteiras da literatura, envolvendo o coenunciador na criação de significados a partir de realidades desdobradas. Por fim, nossa pesquisa ressalta a importância de um coenunciador crítico na enunciação literária que explore as possibilidades interpretativas oferecidas pelo interdiscurso.

Biografia Autor

Ricardo Celestino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2019).
Professor do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Referências

BERNARDO, G. (2010). O livro da metaficção. Tinta Negra Bazar Editorial.

BRAS, L. (2012). Convite ao mainstream. In.: Jornal Rascunho. Disponível em: https://rascunho.com.br/colunistas/ruido-branco/convite-ao-mainstream/

BRAS, L. (2021). Symetrias Dyssonantes. Líquido Editorial.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. (2008). Dicionário de Análise do Discurso (Trad. Fabiana Komesu. 2 ed). Contexto.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. (1995). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia (Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 1ª ed.). Editora 34.

HUTCHEON, L. (1984). Narcissistic Narrative: the metafictional paradox. Methuen.

LEMOS, C. S. (2018). Menina bonita bordada de entropia. In.: OLIVEIRA, N. Fractais Tropicais (pp. 70-79). SESI-SP.

MAINGUENEAU, D. (2006). Discurso literário. Contexto.

MATANGRANO, B; TAVARES, E (2018). Fantástico brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fanatismo. Arte & Letra.

NAVAS, D. (2009). Narcisismo discursivo e metaficção: Antonio Lobo Antunes e a revolução do romance. Scortecci.

ROBERTS, A. (2018). A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas (Trad. Mário Molina). Seoman.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

Celestino, R. (2024). O quadro hermenêutico: uma categoria para a negociação dos efeitos de sentido na obra Symetrias Dyssonantes, de Luiz Brás. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (15), 40–70. https://doi.org/10.21747/21833958/red15a2

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Obs.: Este plugin requer pelo menos um plugin de estatísticas/relatório ativado. Se os seus plugins de estatísticas fornecem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na área de configurações do administrador e/ou na área de configurações da Revista.