O quadro hermenêutico: uma categoria para a negociação dos efeitos de sentido na obra Symetrias Dyssonantes, de Luiz Brás
DOI:
https://doi.org/10.21747/21833958/red15a2Palavras-chave:
Quadro hermenêutico, Rizoma, Metaficção, Ficção científica, InterdiscursoResumo
Neste artigo, temos como tema o estudo da constituição enunciativo-discursiva do quadro hermenêutico em enunciados literários extraídos do livro de contos Symetrias Dyssonantes, de Luiz Brás, através do arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa. O quadro hermenêutico, baseado em Maingueneau (2006), serve como uma categoria que oferece condições para a negociação dos efeitos de sentido em um discurso literário, uma vez que mapeia formações discursivas sem hierarquizá-las. Em nossa pesquisa, temos como objetivo examinar o quadro hermenêutico pelas formações discursivas da Ficção Científica Brasileira (FCB), da Filosofia — especialmente o conceito de rizoma de Deleuze e Guattari (1995) —, e da Metaficção, proposta por Hutcheon (1994). Examinamos a FCB no contexto do século XXI, destacando sua capacidade de especular sobre questões científicas, culturais e sociais, dada a sua natureza especulativa de temas relevantes da contemporaneidade científica. Compreendemos que a noção de rizoma proposta por Deleuze e Guattari (1995) ilumina a compreensão da obra literária como um agenciamento maquínico, caracterizado pela multiplicidade e pela capacidade de reconfiguração contínua. A metaficção, por sua vez, permite uma reflexão sobre a própria natureza da narrativa e a interação entre ficção e realidade, destacando a capacidade da FCB de questionar e expandir as fronteiras da literatura, envolvendo o coenunciador na criação de significados a partir de realidades desdobradas. Por fim, nossa pesquisa ressalta a importância de um coenunciador crítico na enunciação literária que explore as possibilidades interpretativas oferecidas pelo interdiscurso.
Referências
BERNARDO, G. (2010). O livro da metaficção. Tinta Negra Bazar Editorial.
BRAS, L. (2012). Convite ao mainstream. In.: Jornal Rascunho. Disponível em: https://rascunho.com.br/colunistas/ruido-branco/convite-ao-mainstream/
BRAS, L. (2021). Symetrias Dyssonantes. Líquido Editorial.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. (2008). Dicionário de Análise do Discurso (Trad. Fabiana Komesu. 2 ed). Contexto.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F. (1995). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia (Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 1ª ed.). Editora 34.
HUTCHEON, L. (1984). Narcissistic Narrative: the metafictional paradox. Methuen.
LEMOS, C. S. (2018). Menina bonita bordada de entropia. In.: OLIVEIRA, N. Fractais Tropicais (pp. 70-79). SESI-SP.
MAINGUENEAU, D. (2006). Discurso literário. Contexto.
MATANGRANO, B; TAVARES, E (2018). Fantástico brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fanatismo. Arte & Letra.
NAVAS, D. (2009). Narcisismo discursivo e metaficção: Antonio Lobo Antunes e a revolução do romance. Scortecci.
ROBERTS, A. (2018). A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas (Trad. Mário Molina). Seoman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Ricardo Celestino

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores cedem à REDIS: Revista de Estudos do Discurso, o direito exclusivo de publicação dos seus textos, sob qualquer meio, incluindo a sua reprodução e venda em suporte papel ou digital, bem como a sua disponibilização em regime de livre acesso em bases de dados.