História: revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Revista da Faculdade de Letras do Porto - História foi fundada em 1970 e é editada com periodicidade anual desde 1984.

A Revista iniciou em 2011 uma nova série editorial, a IV, adaptando a sua designação original (História – Revista da FLUP) e prosseguindo, em novos moldes, a sua missão de apoio à inovação e divulgação científica em matéria de estudos historiográficos.

Em 2017, deu-se início à publicação da História - Revista da FLUP com periodicidade semestral e exclusivamente em formato online. Os artigos publicados são submetidos a um processo de arbitragem científica, a cargo de especialistas portugueses e estrangeiros.

A submissão de um artigo para publicação na História - Revista da FLUP pressupõe que o mesmo não tenha sido admitido ou publicado numa outra publicação.

Revista de História da FLUP publica artigos em quatro línguas: português, espanhol, francês e inglês.

Notícias

 

V. 8, N. 1 (2018) HISTÓRIA: Publicação Novo Número

 
http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/issue/view/331  
Publicado: 2018-07-13 Mais...
 

CALL FOR PAPERS HISTÓRIA – REVISTA DA FLUP - NÚMERO 8 (2), IV SÉRIE, 2018

 

HISTÓRIA – REVISTA DA FLUP - NÚMERO 8 – 2º SEMESTRE, IV SÉRIE, 2018

Online Submission http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/about/submissions#onlineSubmissions

DOSSIÊ TEMÁTICO

PORTUGAL E A GRANDE GUERRA

 Coordenadores: Jorge Fernandes Alves; Gaspar Martins Pereira

Deadline for Submissions: September 10th 2018

O centenário da Grande Guerra (1914-1918), ao prolongar-se por cinco anos e ao envolver diferentes comunidades de todo o mundo, tem permitido novas abordagens e múltiplas edições, em diferentes escalas e vertentes disciplinares. Alguns autores falam mesmo de vertigem editorial, não só pelos novos dados carreados, mas também pelas novas sínteses e revisões, pelos encontros e debates promovidos.

Mas a verdade é que a Grande Guerra, na sua configuração global, enquanto fenómeno total, que mobilizou populações de todo mundo, exauriu múltiplos recursos e se mostrou como uma irracionalidade para cujo desastre se caminhou alegremente no seu início, suscita a curiosidade de múltiplos investigadores, que ora querem aprofundar o campo das decisões que conduziram ao abismo político e militar, ora querem abordar o lastro que nos deixou, uma vez que as suas consequências chegaram a todo o lado, podendo dizer-se que ninguém ficou de fora, que o mundo não voltou a ser o mesmo.

Portugal, que se se viu envolvido na frente da batalha através do Corpo Expedicionário, que sofreu a guerra nas colónias e a sentiu no território metropolitano através das suas consequências, não obstante as múltiplas publicações, precisa ainda de revisitar e rever essa participação e a vivência dos danos colaterais.

Revisitar a Grande Guerra, focando, especialmente, a participação portuguesa, é o desafio lançado para o próximo número da História – Revista da FLUP, nº 9, 2º semestre de 2018, cujo lançamento virá a ocorrer nas proximidades do centenário do armistício e do início das negociações de Paz. Convidam-se, desde modo, os interessados a submeterem artigos no âmbito da temática “Portugal e a Grande Guerra”, para integração no habitual dossiê temático, para além de textos destinados às outras rubricas (Outros Estudos, Recensões).

 
Publicado: 2018-06-16 Mais...
 
Mais Notícias...