A construção da imagem do funcionário público brasileiro: uma análise crítico-discursiva de artigos de opinião do jornal Gazeta do Povo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21833958/red11a11

Palavras-chave:

Funcionário público, Discurso, Cognição, Sociedade

Resumo

O tema dessa pesquisa é o discurso referente aos funcionários públicos em dois artigos de opinião publicados pelo jornal Gazeta do Povo nos anos de 2017 e 2020. O objetivo geral é investigar  como  é  construída,  discursivamente,  a  imagem  dos  funcionários  públicos  brasileiros  em  artigos de opinião. Os objetivos específicos são investigar como as escolhas lexicais, o emprego de metáforas e o sentido semântico do léxico constroem a imagem desses trabalhadores. Essa é uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, que tem nos artigos de opinião selecionados a fonte direta dos dados a serem interpretados. O trabalho de análise se baseia nos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso - ACD, por Van Dijk (2018), fundamentada na linha sociocognitiva, baseada na tríade discurso-cognição-sociedade, elementos que estão em relação constitutiva e exercem importante papel na produção e compreensão dos discursos. Concluímos que as escolhas lexicais, as metáforas e os recursos imagéticos que constroem os significados locais e globais dos discursos, materializam ideologias e práticas sociais constituidoras do modelo mental de servidor público de seus autores, e ainda, que a natureza difamatória e estereotipada desses artigos  fazem emergir um consenso, predominantemente, negativo a respeito do servidor público.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Rubio Trigo, M. (2022). A construção da imagem do funcionário público brasileiro: uma análise crítico-discursiva de artigos de opinião do jornal Gazeta do Povo. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (11), 303–333. https://doi.org/10.21747/21833958/red11a11