Narrativa biográfica e a construção discursiva da história: um estudo do caso Coluna Prestes, pelo olhar da biógrafa Anita Leocádia Prestes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21833958/red15a1

Palavras-chave:

Biografia historiográfica, Memória, Modos de Organização do Discurso, Coluna Prestes

Resumo

A trajetória de vida de personagens políticos emblemáticos da história do Brasil pode ser (re)construída e (re)significada por meio de uma reconstrução discursiva do passado. A biografia historiográfica constitui um espaço singular para a expressão de novos pontos de vista sobre eventos relatados, funcionando também como um locus de contra-argumentação a discursos previamente consolidados sobre a figura biografada. Nesse sentido, esse gênero promove reflexões sobre as relações entre história, memória e identidade, contribuindo para a produção de (novos) sentidos através de uma narrativa memorialística. Com base nessa perspectiva, este trabalho analisa as projeções de imagens de Luiz Carlos Prestes associadas ao movimento político-militar da Coluna Prestes, tal como apresentadas na obra Luiz Carlos Prestes, um comunista brasileiro, escrita por sua filha, Anita Leocádia Prestes. Para tanto, adotamos os Modos de Organização do Discurso postulados pela Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2008), com ênfase nos Modos Descritivo e Narrativo. O estudo destaca como a escrita biográfica de cunho historiográfico articula memória e identidade, gerando, a partir de sua materialidade discursiva, efeitos que reverberam nas memórias sobre Luiz Carlos Prestes, na perspectiva da autora e, paralelamente, na memória coletiva da nação brasileira.

Biografias Autor

Raquel Lima de Abreu-Aoki, Universidade Federal de Minas Gerais. Universidade de São Paulo

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2016).
Professora Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Marcia Elisia Matos Aguiar, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Bolseira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) por meio do Programa de Bolsa à Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC) (nº do processo: CRD-00135-21).

Referências

Abreu-Aoki, R. (2016). Getúlio Vargas encadernado: A construção narrativo-argumentativa da imagem do estadista em Getúlio Vargas, meu pai. [Tese de Doutoramento. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais].

Benveniste, É. (1983). Problèmes de linguistique générale, 2. Éditions Gallimard.

Bourdieu, P. (1998). A ilusão biográfica. In: Amado, J., & Ferreira, M. de M. (Orgs.), Usos e abusos da história oral (pp. 183–191). Editora da FGV.

Candau, J. (2016). Memória e identidade. Contexto.

Charaudeau, P. (2008). Linguagem e discurso: Os modos de organização (Coordenação da equipe de tradução Ângela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado). Contexto.

Foucault, M. (1996). A ordem do discurso (L. F. A. Sampaio, Trad., 3a ed.). Edições Loyola.

Gaudencio, B. R. de A. (2022). Nas terras do sul nasce o herói: Origens e ascendências nas narrativas biográficas de Luiz Carlos Prestes. Revista NUPEM, 14, 59–78. Recuperado em 24 nov. 2024, de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4779/4722.

Le Goff, J. (2013). História e memória (Bernardo Leitão et al. Trad., 7a ed., rev.). Editora Unicamp.

Lejeune, P. (2008). O pacto autobiográfico. Editora UFMG.

Martins-Fontes, Y. (2022). Anita Leocádia Prestes: Professora, historiadora, militante (entrevista / 2021-2022). Expedições Morrinhos, 14, 104–119.

Peneff, J. (1990). Myths in life stories. In: Samuel, R., & Thompson, P. (Orgs.), The myths we live by (pp. 84–95). Routledge.

Prestes, A. L. (2015). Luiz Carlos Prestes: Um comunista brasileiro. Boitempo.

Robin, R. (2016). A memória saturada (C. Dias & G. Costa Trad.). Editora da Unicamp.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

Abreu-Aoki, R. L. de, & Aguiar, M. E. M. (2024). Narrativa biográfica e a construção discursiva da história: um estudo do caso Coluna Prestes, pelo olhar da biógrafa Anita Leocádia Prestes. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (15), 15–39. https://doi.org/10.21747/21833958/red15a1

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Obs.: Este plugin requer pelo menos um plugin de estatísticas/relatório ativado. Se os seus plugins de estatísticas fornecem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na área de configurações do administrador e/ou na área de configurações da Revista.