Gestos de leitura do livro-imagem Ida e Volta, de Juarez Machado: movimentando a análise de discurso em práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.21747/21833958/red15a9Palavras-chave:
Livro-imagem, Leitura discursiva, Ida e volta (Juarez Machado)Resumo
Neste artigo, trazemos uma discussão sobre gestos de leitura do livro-imagem, com a sustentação teórico-metodológica da Análise de discurso materialista. Uma vez que o sujeito-leitor produz sentidos e se constitui ao mesmo tempo, compreendemos que ler o livro imagem vai além de um sentido evidente de que este material serviria para incentivar ou inovar a leitura. Ler a imagem mobiliza justamente a emergência da tomada de posição do sujeito-leitor criança frente ao que é lido. O corpus deste estudo constitui-se de respostas/atividades a partir de uma prática de leitura do livro-imagem Ida e Volta (Juarez Machado) posterior produção coletiva de um livro-imagem, envolvendo sujeitos-alunos de um 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola do Noroeste do Paraná. Os resultados da análise evidenciam, de um lado, o caráter polissêmico da imagem, quando os sujeitos-alunos atribuem sentidos às cenas do livro, bem como uma relação de identificação com uma formação discursiva consumista em que reverberam sentidos concernentes ao fio tensivo zelo/perda material.
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