Argumentação e Escola Sem Partido: debatendo a factualidade da hegemonia esquerdista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21833958/red15a3

Palavras-chave:

Argumentação Prática, Argumentação Epistêmica, Desacordo Epistêmico, Argumentário, Escola Sem Partido

Resumo

O Escola Sem Partido tem sido um objeto de tematização na esfera midiática brasileira desde a primeira metade dos anos 2000. Ao longo da disputa, foi tornando-se relevante o debate que se dava em torno de certos pontos de desacordo entre aquilo que favoráveis e contrários ao ESP concebiam como factual, dando origem a disputas subsidiárias ao debate como um todo. Isso posto, temos como objetivo neste artigo analisar a dinâmica de refutação de um dos argumentos do enquadramento do problema acerca da proposta original de implementação do ESP. Para isso, mobilizamos discussões sobre argumentação epistêmica (Toulmin, 2006[1958]; Toulmin; Rieke; Janik, 1984[1978]), argumentação prática (Gonçalves-Segundo, 2023; Fairclough; Fairclough, 2012), argumentário (da Silva, 2022; da Silva; Gonçalves-Segundo, 2024; Gonçalves-Segundo, 2023; 2024; Plantin, 2008[2005]; Grácio, 2015), questão argumentativa (Grácio, 2013; Plantin, 2008[2005]; Gonçalves-Segundo, 2020) e questão argumentativa subordinada. Para nossa análise, utilizamos a reconstrução de dois argumentos derivados de e reconstruídos a partir de recortes de um conjunto de textos que versam sobre o ESP, que, analiticamente, nos permite observar a dinâmica argumentativa do argumentário (da Silva, 2022) da disputa. Resultados apontam para um movimento de levantar questionamentos acerca daquilo que originalmente foi perspectivado como não tensionado, permitindo-nos flagrar como distintas discursividades perspectivam o real a partir de seus compromissos de valor.

Biografia Autor

Lucas Pereira da Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo, Brasil.
Bolseiro da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nº do processo: 88887.824478/2023-00), Brasil.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

da Silva, L. P. (2024). Argumentação e Escola Sem Partido: debatendo a factualidade da hegemonia esquerdista. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (15), 71–104. https://doi.org/10.21747/21833958/red15a3

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