Diálogos entre Interculturalidade e Plurilinguismo em Diretrizes Educacionais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21747/21833958/red15a5Palavras-chave:
Multiculturalismo, Diversidade linguística, Diretrizes Curriculares do Brasil, Teoria dialógicaResumo
As recentes movimentações no contexto educacional apontam para uma crescente valorização da interculturalidade e do plurilinguismo, apesar de desafios persistentes para sua plena implementação na esfera educacional do Brasil. Nosso objetivo é analisar a relação entre o plurilinguismo e a interculturalidade em diretrizes educacionais brasileiras contemporâneas. De um ponto de vista teórico-metodológico, baseamos nossa proposta nos conceitos de educação plurilíngue e suas principais características (Megale, 2018; Hamers e Blanc, 2000; García, 2009). A nossa investigação é norteada pelo método sociológico de Volóchinov (2017) e adotamos como corpus as construções discursivas advindas do parecer dirigido ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e à Câmara de Educação Básica (CEB) nº 2/2020, que apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue no Brasil. Resultados apontam que o plurilinguismo combinado com a interculturalidade impulsiona uma educação que ultrapassa a simples aprendizagem de línguas ao promover um ambiente de ensino que valoriza a diversidade cultural.
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