Diálogos entre Interculturalidade e Plurilinguismo em Diretrizes Educacionais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21833958/red15a5

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Diversidade linguística, Diretrizes Curriculares do Brasil, Teoria dialógica

Resumo

As recentes movimentações no contexto educacional apontam para uma crescente valorização da interculturalidade e do plurilinguismo, apesar de desafios persistentes para sua plena implementação na esfera educacional do Brasil. Nosso objetivo é analisar a relação entre o plurilinguismo e a interculturalidade em diretrizes educacionais brasileiras contemporâneas. De um ponto de vista teórico-metodológico, baseamos nossa proposta nos conceitos de educação plurilíngue e suas principais características (Megale, 2018; Hamers e Blanc, 2000; García, 2009). A nossa investigação é norteada pelo método sociológico de Volóchinov (2017) e adotamos como corpus as construções discursivas advindas do parecer dirigido ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e à Câmara de Educação Básica (CEB) nº 2/2020, que apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue no Brasil. Resultados apontam que o plurilinguismo combinado com a interculturalidade impulsiona uma educação que ultrapassa a simples aprendizagem de línguas ao promover um ambiente de ensino que valoriza a diversidade cultural.

Biografias Autor

Yanê Batista Santos Lins, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Linguagens pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.

Yuri Andrei Batista Santos, Université Grenoble Alpes

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, Brasil, e em Sciences du Langage pela Université Paris Cité, França (2023).
Professor no Departamento de Estudos Germânicos da Université Grenoble Alpes, França.

Urbano Cavalcante Filho, Instituto Federal da Bahia. Universidade Estadual de Santa Cruz. Universidade de São Paulo.

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, Brasil (2017).
Professor Titular do Instituto Federal da Bahia, Brasil.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
Pós-doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo, Brasil.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Lins, Y. B. S., Santos, Y. A. B., & Cavalcante Filho, U. (2024). Diálogos entre Interculturalidade e Plurilinguismo em Diretrizes Educacionais no Brasil. Redis: Revista De Estudos Do Discurso, (15), 136–167. https://doi.org/10.21747/21833958/red15a5

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